VENDER É IMPORTANTE?

Na teoria qualquer estudo ou livro voltado para a área de gestão diria que sim, pois toda empresa nasce com o objetivo de oferecer um produto ou serviço a um público específico e em troca obter o lucro por meio de suas vendas. Isso propicia uma cadeia de negócios com novos entrantes a todo momento, conhecidos como concorrentes, o que faz com que exista o mercado para esta determinada empresa.
Uma empresa, seja ela pequena, média ou grande, bem como um profissional liberal, precisa sim das vendas para permanecer vivo, porém, o mesmo precisa de estratégias e planejamento para que suas vendas possam ser obtidas de forma constante, uma vez que para muitos tipos de negócio, a demanda acaba não sendo constante durante o ano todo.
É nesse contexto que o Marketing é obrigatório para toda e qualquer empresa, uma vez que serve de orientação e também de apoio por meio de suas ferramentas estratégicas para fazer com que a mesma se destaque, seja diferente de seus concorrentes e seja reconhecida por seus clientes por oferecer mais valor.
A Área de Marketing é voltada para o comércio e contempla todas as ferramentas necessárias para o crescimento e consequentemente o sucesso da mesma, passando desde a alta gerência, linha de produção até o produto final adquirido pelo consumidor.
Diferentemente do que muitos pensam, Marketing não está ligado apenas à propaganda, mas sim atendimento, vitrine, estoque, formação dos preços, vendas, pós-vendas, disposição correta dos produtos, criatividade, logística, produtos, lançamentos, embalagem, desenvolvimento de produtos, marcas e muito mais…
David Portes, um camelô da cidade do Rio de Janeiro, que nos anos 80 com R$ 12,00 para comprar remédio para sua mulher grávida, resolveu arriscar e investir esse valor em balas e doces para revender, hoje é milionário, com a sua conhecida e famosa Banca do David, diz que: “Na crise, a gente tem que se reinventar e fazer diferente. Desde quando comecei vendendo bala, pensava que não poderia ser só mais um camelô”. Nesse sentido é que o Marketing acaba sendo uma ferramenta indispensável a qualquer empresário, uma vez que, permite transpor barreiras e ser diferenciado.
Segundo Al Ries, profissional e autor na área de Marketing, “Há muito mais dinheiro para quem faz o Marketing dos produtos do que para quem fica só na produção. A Nestlé, uma companhia da Suíça, já ganhou muito mais dinheiro com café do que todos os brasileiros que plantam café juntos”. Isto mostra a importância e sabedoria com que as empresas bem sucedidas se utilizam das ferramentas do Marketing.
Desde 2009 a ETEC Tenente Aviador Gustavo Klug – CENTRO PAULA SOUZA vem oferecendo o curso Técnico em Marketing (noturno) aos diversos trabalhadores do comércio local e região e interessados, sendo totalmente gratuito. E agora também conta com o ETIM que é o Ensino Médio mais a Habilitação Técnica em Marketing para os jovens. Maiores informações: (19) 3562-1315 / 3561-9895.