Galeria de Fotos

O CURSO TÉCNICO DE ENFERMAGEM REALIZAR SIMULAÇÃO REALÍSTICA

No primeiro trimestre de 2018, iniciamos o projeto de simulação realística no componente curricular de primeiros socorros. As professoras Melina Renata Blascke, Cristiane Helena Ferreira Leme e Fernanda Menegatti Frisanco do 2º módulo do curso técnico de enfermagem, iniciou com orientação de como seria desenvolvido o projeto no decorrer do trimestre.

A sala foi dividida em dois grupos. E cada grupo em cinco subgrupos. Todos os alunos foram responsáveis pelo trabalho,uma parte do grupo ficou responsável pelo roteiro, descrevendo e entregando por escrito o teatro com as falas e sequencia (script).

A segunda parte ficou responsável  pelo cenário; alunos socorristas/  vítimas/ figurantes como os curiosos ou familiares que estão próximos as vítimas.

A terceira parte,  responsáveis na verificação de participação de elenco para os protagonistas que foram necessário para a peça teatral.

A quarta parte responsáveis por descrever local que será a cena (sala/pátio/laboratório) e recursos que foram utilizados .

E por último os alunos responsáveis pela vestimenta e maquiagem.

Concluindo, com uma síntese relacionando a teoria aprendida na sala junto a ação programada.

As duas simulações realizaram o projeto baseado em acidente automobilístico, de acordo com as normas exigidas. Em destaque o atendimento inicial com avaliação da cena, cinemática do trauma e suporte básico de vida,  e na segunda simulaçãoa vítima passou por um atendimento de paradacardiorespiratória(PCR) e todas as manobras de ressuscitação e transporte até o atendimento intra – hospitalar.

Os profissionais de saúde que trabalham nas unidades de resgate são qualificados para fazer o atendimento pré-hospitalar e tem como principal função o suporte básico de vida para a vítima até que ela seja transportada para o hospital. A enfermagem participa em todas essas vertentes e como qualquer outra área do cuidar deve ser alicerçada em conhecimento, capacitação técnica e humanização.

Baseado nos estudos científicos e práticos os alunos conseguiram garantir segurança e eficácia no atendimento prestado as vítimas.